O que você vai aprender

 

• Conhecer as principais características das fontes de luz artificial; • Verificar os componentes necessários ao seu funcionamento e controle; • Entender os aspectos a serem analisados para a escolha do sistema ideal de automação de acordo com as características do projeto de arquitetura e luminotécnico; • Projetar sistemas de automação para um ou vários ambientes; • Compreender e formular estratégias para otimização de recursos com o uso de automação; • Destacar a importância da automação para os “greenbuildings”.

 

Como irá se beneficiar

 

O participante irá se familiarizar com características, vantagens, aplicações, possibilidades dos sistemas de automação e as estratégias para controle de iluminação, além de reconhecer os aspectos que fazem com que estes sistemas se tornem imprescindíveis para as questões relacionadas à eficiência energética.

 

 

Público-alvo

 

Designers, arquitetos, engenheiros, profissionais da área de iluminação de interiores, estudantes dessas carreiras e outros profissionais interessados.

 

 

Carga horária

 

24 horas

 

 

Observações

 

1. O curso é destinado para profissionais que já tenham base em iluminação/luminotécnica; 2. O aluno deverá levar laptop.

I. Introdução a. Conceitos básicos de iluminação; b. Evolução dos sistemas de controle; c. Variação de intensidade luminosa; d. Conceitos fundamentais do controle. II. Dimerização a. Razões para “dimerizar”; b. Aplicação do controle; c. Como funciona a dimerização; d. Informações importantes sobre o dimmer. III. Projeto descentralizado a. Conceito de projeto descentralizado; b. Passos para iniciar um projeto; c. Comunicação “wireless”; d. Dimmers “wireless”; e. Protocolos de Comunicação; f. Sensores; g. Solução para um ambiente completo; h. Integração com outros sistemas; i. Sistemasc ompactos de controle inteligente; j. Solução total de controle wireless – todos os ambientes. IV. Projeto centralizado e híbrido a. Conceitode projeto centralizado; b. Conceito de projeto híbrido. V. Estratégias para controle de Iluminação a. Controle de luz natural – cortinas; b. Como economizar por meio de controle. VI. Visita a local com sistema de automação instalado
  • Automação em Iluminação
  • Automação em Iluminação
  • Automação em Iluminação
Horários Início: 08h00 Coffee break: 10h30 às 10h45 Almoço: 12h30 às 14h00 Coffee break: 16h30 às 16h45 Encerramento: 18h00 O que está incluso Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso) Material de Apoio; Serviço de Coffee-breaks; Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso) Observações Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”; Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos; Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos; Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição; O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.