O que você vai aprender Esta capacitação foca na gestão de energia no setor público, com uma abordagem ampla que abrange desde a realização de políticas públicas; compras sustentáveis; transparência de informações; cooperação entre diferentes secretarias e órgãos públicos; gestão e análise de grandes quantidades de dados; ferramentas de gestão energética para governos e municípios; e benchmarking, até temas mais específicos como boas práticas dentro de edifícios; ações de eficiência energética com zero ou baixo custo e alto impacto; gestão de consumo de energia aplicada a edifícios individuais e múltiplos; como realizar um auto-diagnóstico energético em seu próprio edifício; energias renováveis; análise de contas de energia; etiquetagens de eficiência energética; e programas e linhas de financiamento para eficiência energética no setor público. Como irá se beneficiar  Conhecer os principais programas e políticas públicas de eficiência energética e sustentabilidade;  Conhecer os principais sistemas consumidores de energia dos edifícios, e a reconhecer quando estiverem apresentando problemas ou operando ineficientemente;  Entender a prática do monitoramento de consumo energético e análise de curvas de carga, bem como identificar medidas de eficiência e avaliar a viabilidade de implantação e entender a fatura de energia e como analisá-la;  Conhecer boas práticas de gestão e operação eficiente, e como adotar diretrizes e critérios de eficiência e sustentabilidade no processo de compras públicas;  Conhecer as principais linhas e programas de financiamento para a eficiência energética;  Aprender como organizar a gestão de energia no seu município ou estado;  Compreender como realizar diagnósticos energéticos para melhorar o desempenho de seus próprios edifícios;  Saber avaliar a performance energética de seus prédios utilizando a ferramenta nacional de benchmarking de prédios públicos. Público alvo Gestores públicos; gestores de edifícios públicos; responsáveis por áreas de engenharia, manutenção, obras e projetos no setor público; profissionais de compras públicas; gestores e diretores de empresas públicas responsáveis por custos abrangendo grandes quantidades de edifícios; entre outros. Duração 20 horas
Introdução: Cenário energético nacional, políticas públicas existentes de eficiência energética;  Avaliações externas: PBE Edifica, DEO, Outros sistemas de avaliação;  Motivações para o gestor público: profissionais, ambientais, educacionais, legislativas; Gestão energética predial: Ferramentas, indicadores, monitoramento, auditorias energéticas, análise da conta de energia, conforto ambiental;  Gestão de portfólio e Benchmarking: Plataforma de benchmarking, gestão de um estoque de edifícios, transparência de dados de consumos;  Medidas de eficiência energética: Medidas operacionais (Zero e Baixo Custo), Médio Custo, Investimentos (Obras / Retrofits / Grandes equipamentos);  Medição & Verificação: Implementação de medidas de eficiência, Acompanhamento de resultados;  Viabilização: Compras e contratações sustentáveis, Planejamento, Cases, Linhas de financiamento, PEE da ANEEL.
  • Eficiência Energética em Edifícios Públicos
  • Eficiência Energética em Edifícios Públicos
  • Eficiência Energética em Edifícios Públicos
Horários Início: 08h00 Coffee break: 10h30 às 10h45 Almoço: 12h30 às 14h00 Coffee break: 16h30 às 16h45 Encerramento: 18h00 O que está incluso Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso) Material de Apoio; Serviço de Coffee-breaks; Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso) Observações Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”; Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos; Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos; Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição; O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.